Tradutor

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os valores do nudista

Muito se tem escrito e comentado acerca do nudista e dos seus valores, pois existe quem pense que o nudista, por não ter tabus sobre a nudez não tem valores. Não é verdade, na verdade existem muitos valores, valores morais, humanos, sociais, políticos, religiosos, etc, etc., e não são exclusivos de ninguém, simplesmente foram criados há muito tempo para tentar ordenar uma sociedade e vão passando de geração em geração. Mas temos que olhar para esses valores com mais atenção do que é hábito fazer. Primeiro para compreender que foram criados num tempo próprio, e que porventura nesse tempo se adequavam, mas os tempos mudam e as sociedades também, logo devemos actualizar também alguns dos nossos valores, mantendo no entanto outros valores, principalmente alguns valores morais já existentes. Os mais pessimistas pensam que as coisas já não são como eram, muitas vezes sem repararem que eles também mudaram alguns dos valores existentes.
Muita gente confunde valores com princípios, e os erros que existem vêm dessa confusão.
Os valores podem ser mutáveis e por isso nem toda a gente os seguem, visto que os vão actualizando, o que não invalida que as pessoas tenham princípios e os defendam, e os eduquem.
Nós sabemos bem o porquê destes comentários, porque essas pessoas continuam a misturar nudez com promiscuidade, libertinagem ou sexo, mas o verdadeiro nudista encara a nudez como uma situação que lhe agrada e que pratica tentando não chocar outros, escolhendo o espaço adequado para o fazer (pelo menos esta é a nossa maneira de fazer nudismo).
Também este pensamento está ligado com a ideia de que a educação de crianças dentro do nudismo por pais nudistas, é condicionar essas mesmas crianças.
Já aqui fizemos referência às crianças e o nudismo, e continuamos a achar que na realidade, além de não ser prejudicial para elas, as estamos a libertar de um tabu e preconceito existente em relação à nudez e que mais tarde as vai ajudar no seu relacionamento consigo próprias bem como com os outros.
Claro que devemos ser pais atentos, não só na praia de nudismo,como nas praias
têxteis, na escola, na rua, em todo o lado, porque infelizmente a maldade pode aparecer em qualquer lugar (e não só nos espaços nudistas como muitos querem fazer passar).
Mas deixemo-nos de confundir as coisas e de falsos moralismos. Nós preferimos passar a informação que a nudez não é nenhum tabu, e que o mais importante é o respeito pela família, pelo próximo e que para se vencer na vida é preciso humildade e que não se conseguem as coisas a qualquer custo, enquanto muitos acham a nudez algo que se deve esconder, atropelando depois todos os princípios (e não valores) básicos da sã convivência entre seres humanos, atingindo os seus objectivos sem se preocuparem com quem lhes está próximo. 
Nós achamos que somos nudistas com valores, com algumas virtudes, mas sobretudo com princípios, e estamos convencidos que grande parte dos nudistas - ou naturistas nudistas - existentes têm a mesma opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário