Tradutor

terça-feira, 31 de maio de 2011

Diferenças entre nudista e naturista



Temos lido algumas matérias sobre as diferenças entre naturismo e nudismo, com algumas considerações e textos que, em alguns casos nos deixaram um pouco perplexos. No início deste nosso espaço fizemos uma comparação entre nudistas e naturistas em que escrevemos o seguinte:

Ser nudista ou naturista, muitas vezes é a questão que se levanta.
Muitas vezes perguntam:
- São nudistas ou naturistas?
Ora a nosso ver o nudista é alguém que encara a nudez como algo natural e gosta de estar/andar nu, e o naturista, além de também ter esta relação com a nudez, tem uma maior aproximação com a natureza, sendo mais activos nas questões da preservação da natureza bem como no consumo de alimentos naturais.
Ao fim ao cabo é uma questão de nomenclatura, pois os naturistas gostam de andar nus e os nudistas de certeza que se preocupam com as questões da natureza, daí ser só uma questão de como as pessoas se sentem mais cómodas ao serem referenciadas.
No nosso caso sentimo-nos mais cómodos sendo nudistas.

No entanto têm surgido alguns comentários sobre o nudismo e o naturismo que indica, da parte de quem os faz, algumas considerações algo preocupantes.
Muitos consideram que o naturismo é que está correcto pois encaram a nudez como ocasional e pura pois são naturistas (pois claro), e como a sua preocupação é a natureza, eles é que estão certos, e que os nudistas como gostam de estar nus simplesmente pela sensação de liberdade que lhes proporciona, são um grupo de exibicionistas que somente gostam de mostrar o corpo, seja ao ar livre ou no interior de suas casas.
Por aquilo que nós conseguimos perceber através de alguns comentários que vão circulando no mundo nudista/naturista, existe muito naturista que está um pouco confuso e faz considerações pouco certas, muitas vezes até sobre o naturismo, entrando no conceito naturalista.
Ora nós achamos que nenhum dos grupos naturistas ou nudistas pode fazer-se de virgem ofendida e dizer que é melhor que o outro, pois aí está a entrar precisamente naquilo que neste momento existe na sociedade têxtil e que no mundo nudista nós dizemos que não acontece pois alegamos que não existem diferenças.
Sabemos que as associações que existem, em Portugal são associações naturistas com ideais mais voltados para o conceito naturista, nomeadamente a preocupação com a natureza, o vegetarianismo, mas no entanto têm sido elas a lutarem para que existam mais praias legalizadas à prática do nudismo, e embora muitos naturistas façam algumas considerações acerca dos nudistas, quando vão para a praia eles também vão praticar nudismo.
Seria no entanto muito interessante saber se, na realidade, os membros inscritos nas associações naturistas serão todos naturistas e se todas as pessoas que frequentam as várias praias, legalizadas ou não, existentes em Portugal, se serão também na sua maioria naturistas e não nudistas – talvez houvesse uma surpresa.
No entanto, e como já fizemos referência é tudo uma questão de nomenclatura, pois o que precisamos é de nos unirmos para que possamos criar um grupo cada vez mais forte para que possamos ter as condições que desejamos e pelas quais as associações há muitos anos lutam.
Nós continuamos a ser orgulhosamente nudistas, e a gostar de praticar nudismo na praia, em casa, onde quer que nos seja proporcionado, sem problemas.
E queremos continuar a sê-lo.

Aqui vos deixamos as definições tiradas da Wikipédia, mas que poderiam ser de qualquer boa enciclopédia, pois as definições são idênticas:

Naturismo - O naturismo (não confundir com naturalismo) é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.

Nudismo – O nudismo é uma prática integrada no conceito mais vasto de naturismo que consiste na não utilização de vestuário para actividades recreativas em ambiente social. A nudez total é vista como uma forma de contacto com a natureza e sem conotações sexuais ou morais de modéstia. A prática do nudismo poderá ser efectuada em praias, lagos, piscinas ou outros espaços – usualmente ao ar livre – normalmente em áreas designadas para o efeito.

8 comentários:

  1. Gostei do vosso texto.
    Do que me tenho apercebido em relação às associações que existem e que conheço, creio que a maior preocupação é o convívio e a criação de mais espaços naturistas para aumentar a oferta e esse convívio.
    "O conceito da Federação Naturista Internacional indica o Naturismo como uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.
    Poderemos então afirmar que todo aquele que pratica nudismo com respeito pelo meio ambiente, por si e pelos outros será um naturista, ao passo que aqueles que praticam nudez sem respeito por estes valores serão apenas nudistas. Mas eu iria mais longe e chamar-lhes-ia exibicionistas, dado que apenas a exposição do seu corpo nu lhes interessa." in Ser Natural.
    Ora daquilo que percebi no vosso texto, têm respeito por vocês próprios, pelos outros e pelo meio ambiente. Não usam a nudez para se mostrarem aos outros, mas apenas porque se sentem bem sem roupas. Será que afinal não são naturistas?

    ResponderEliminar
  2. Sr.José Luís Vieira, obrigado pelo seu comentário e por nos seguir. Em relação ao texto em causa, ele foi colocado,precisamente por acharmos que uma das principais diferenças entre os nudistas e os naturistas não está tanto na nudez mas sim na ligação e preocupação com o meio ambiente e a natureza. A nosso ver e pelo que temos lido em vários sitios da net, o naturista tem uma ligação e preocupação com a natureza muito mais activa que as outras pessoas, dispa-se ou não. Nós preocupamo-nos com o ambiente, no entanto não de forma activa nem de forma tão incisiva como achamos que os naturistas devem fazer. Daí nos considerarmos nudistas, pois não faria sentido dizermos que somos algo e depois não praticar os seus ideais de corpo inteiro.
    Somos nudistas, porque gostamos da sensação de liberdade no corpo e porque nos sentimos bem - exibicionistas não, até porque achamos que nudismo não é sinónimo de exibicionismo. Com certeza que existem alguns nudistas exibicionistas assim como deve haver naturistas exibicionistas, pois em todos os grupos existem boas e não tão boas peças, no entanto não devemos colocar todos dentro do mesmo saco pois isso é que provoca divisões no nudismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Administrador, com todo o devido respeito a si, aos naturistas e aos nudistas desta mãe-terra e a todos os comentadores deste blog acerca do naturismo/nudismo, confesso que o maior dos males da humanidade é precisamente o separatismo, o ser humano é muito separatista, antes de ser nudista, ou naturista, religioso, espiritualista, ou praticante de qualquer prática em que se encontre, já presenciei exactamente o mesmo noutras práticas, falo no naturismo/nudismo, assim como no reiki e na meditação ao qual sou praticante também e que aconselho vivamente a qualquer naturista/nudista a serem também praticantes destas práticas para ficarem em total conexão e harmonia com o seu eu superior, com o universo e com a natureza e seus elementos e para que desfrutem na sua plenitude quem realmente são e perceberem deste modo que não pode existir separatismo para que exista essa harmonia. Assim sendo e sem fugir da regra à excepção no naturismo/nudismo não se poderia ser diferente desta realidade separatista aplicada a tudo o que é criado por nós humanos, existe um ditado que diz que não devemos dar o peixe ao povo mas sim ensinar o povo a pescar, com separatismo não há aproximação, não havendo aproximação não há comunicação, não havendo comunicação também não há harmonia entre dois seres que praticam a mesma prática e que têm em comum o nu de seus corpos, não havendo harmonia nunca existirá nem consenso nem equilíbrio e muito menos sintonia e sempre que existir uma definição de diferenciação entre o que é ser nudista e o que é ser naturista esse desequilíbrio se perpetuará e a divisão é tudo o que é e vai ser sempre tudo o que existe, confesso que por muito despidos que andemos continuamos vestidos, vestidos de preconceitos, vestidos de definições de...vestidos de separação...vestidos de desarmonia e desequilíbrio entre nós, ao que caminharemos sempre contra uma das leis básicas da natureza, que é o EQUILÍBRIO, temos feito isso durante séculos, com a poluição, temos desequilibrado todo o ecossistema, não há tempo para encontrarmos definições entre naturistas e nudistas, a causa que nos une é muito maior e muito mais importante que isso, devíamos remar nessa direcção e como sendo um só corpo, uma só alma e uma só mente, um abraço para todos vós e vos deixo por agora com todo o meu amor e respeito.

      Eliminar
  3. Boa noite.
    Diria que um nudista pode não ser naturista, mas o naturista tem que ser nudista por excelencia.

    Mas a lista é “peladista”, termo este brilhantemente colocado, para os “naturistas” que não gostam de ser chamodos de “nudistas”, mas adoram o churrasco a beira da piscina........, jogando conversa fora.
    O “naturismo” é termo popular, podendo ser utilizado sem o devido cuidado aos pontos éticos.....

    Tem até a “Estancia NATURISTA ramanat” que faz “encontros com casais naturistas liberais”........

    Mas voltemos a lista “peladista” ou como o proprio nome diz, peladista unidos. O conceito de “naturista”, “nudista”, “peladista”, são similares no principio, o ser humano está nu.
    Os demais adjetivos floreiam e enfeitam, mas em si somente com o tempo, com o conhecimento, com o respeito mutuo se consegue o naturismo total.

    Um forte abraço a todos.
    Naturalmente

    Cesar Fleury

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    muito obrigado pelo seu comentário.

    "Diria que um nudista pode não ser naturista, mas o naturista tem que ser nudista por excelencia."

    Frase fulcral e muito bem posta, e nós quando escrevemos este post e o publicámos foi precisamente a pensar nos naturistas que acham que os nudistas devem ser um grupo à parte que só pensam em mostrar o corpo e como tal talvez não mereçam pertencer a este grupo restrito de pessoas que se sentem bem despidos de preconceitos.

    ResponderEliminar
  5. As associações em Portugal tanto integram Naturistas como Nudistas, aliás apenas em Portugal se fala fala muito desta diferença.

    Assim como a nível da alimentação existe uma sã convivência entre vegetarianos e não vegetarianos, que se resolve de forma pacifica com ementas diferenciadas em eventos organizados.

    O respeito pelo outro e o direito à diferença está presente em qualquer campo entre os associados.

    E não podemos esquecer que todos juntos somos poucos para mudarmos mentalidades num país de tradição e cultura fortemente católica que nem as próprias palavras do Papa reconhece.

    A melhor forma de apoiar e divulgar o Nudonaturismo é pela via associativa dando força aqueles que nos representam e lutam pelos nossos ideias e pelos espaços necessários à sua pratica.
    SN
    PG

    ResponderEliminar
  6. Aliás eu como nudista ou naturista chamem lá o que quiserem, considero a própria prática como uma terapia para o preconceito psicológico gerado em torno do lado físico de cada ser humano,o naturista/nudista passa a encarar com a prática deste conceito de estar nú, o próprio corpo como algo natural, muitas das vezes a sociedade vestida incute muitos preconceitos com os nossos corpos que nos afectam a psique e nos impedem de sermos totalmente harmoniosos com o que Deus nos deu e para com os que nos rodeiam.

    ResponderEliminar
  7. Acho que já chegamos no momento em que deveríamos preocupar-nos menos com os conceitos ou com a necessidade de nos afirmar como donos da verdade. Chegou a hora de viver a sensação de liberdade e lutar para conquistar novos espaços nudistas e naturistas. É menos importante saber que está mais certos, do que oferecer a outros essa sensação de liberdade. De qualquer forma, parabéns pelo artigo. Essa é uma forma de despertar noutros a afirmação da pureza dos corpos nús.

    ResponderEliminar