Tradutor

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Este Verão, largue o seu biquíni.


Hoje pela hora do almoço, quando o elemento masculino deste blog, ia na zona das Amoreiras, depara-se com uma menina a andar na rua de biquíni. A princípio foi apanhado de surpresa pois, não se está à espera de ver naquela zona as pessoas em biquíni ou fato de banho, mas depois lembrou-se de uma campanha publicitária de uma marca de cereais que está neste momento em Portugal, com campanha televisiva que diz: Este Verão, brilhe no seu biquíni – e que ao fim ao cabo diz às senhoras que se comerem estes cereais até poderão andar na rua de biquíni, que era o que esta menina estava a fazer.
Após a surpresa inicial, é engraçado ver a reacção das pessoas a este tipo de campanha - a menina andava com um cesto a entregar uns folhetos de desconto, mas havia quem até se afastasse como se tivesse receio de alguma doença, havia quem não parasse de olhar à medida que andava, quem olhasse com desdém, quem olhasse com uma expressão que indicava que estava tudo doido, e claro aqueles que paravam para poderem apreciar melhor. Os comentários que se ouvem por quem passa também é interessante, desde quem ache engraçado, quem critique andar de biquíni mas de sapatos, até às pessoas mais velhas que acham bastante mal a menina andar assim na rua. Infelizmente e para que não houvesse qualquer problema a menina trazia a acompanhá-la um segurança com uma camisola que o identificava como tal. (Infelizmente porque isto indica que as mentalidades e intenções muitas vezes não são as melhores)
Mas ao olhar para esta situação veio à imagem a recente proibição de usar roupa de praia nas ruas de Barcelona, e as possíveis implicações que isso poderá ter, não só no bolso das pessoas com multas mas também no nosso mundo nudista, pois é mais um passo no sentido da obrigação de tapar os corpos, talvez eles sejam apologistas do uso da burca (que nós não criticamos, mas que achamos que devem ser usadas nos seus países e não onde não existe tradição – mas isso levar-nos ia para outra discussão), por cá situações destas que podem causar estranheza e surpresa em zonas centrais onde não é costume tal acontecer, passam a ser normais quando estamos em zonas com praias perto, como é o caso de Cascais, Costa da Caparica e Algarve, em que muito naturalmente se vêem as pessoas com roupa de praia nas ruas, sem se achar estranho. E nós é que somos um povo fechado nestas questões da exposição do corpo (dizemos nós).
Parece que com os Portugueses estas coisas primeiro estranham-se e depois entranham-se.

Portanto nós ao vermos esta campanha resolvemos fazer a nossa própria campanha:


Poupe dinheiro nos biquínis e em cereais que supostamente lhe darão um corpo melhor, ponha de lado a moda para este ano (na nudez a moda não muda), exponha o seu corpo ao sol e liberte-se – o seu corpo agradecerá.

Sem comentários:

Enviar um comentário