Tradutor

sexta-feira, 29 de março de 2013

Falando de Nus



O meu amigo, Stephen DiRado de Worcester, Massachusetts, tem fotografado nas praias de nudismo na ilha de Martha’s Vineyard por …… 15 ou 20 anos com uma máquina fotográfica de 8x10. Não se fazem fotos instantâneas com máquinas de 8x10. Stephen cria uma relação com todas as pessoas que fotografa. A primeira vez que vi a série de fotografias das pessoas da praia, fiquei espantado. No sentido comum estas não eram fotografias de nudez, mas sim imagens de pessoas, pessoas reais, a aproveitar o sol, a areia e a água. Elas estavam confortáveis nos seus corpos normais. A máquina fotográfica 8x10 captou a pele tão bela e luminosa, mas mesmo assim é pele com poros, pelos e rugas. Então quando passei os corpos, cheguei à história. O que se passa entre estas pessoas. Qual é o seu relacionamento com os outros. O Stephen ensina na Clark University, mas passa todos os Verões na Martha’s Vineyard a fazer fotos…. fotos de praias de nudismo, de mesas de jantar e mais recentemente, fotos de saltos. Tive a sorte de ver os portfolios crescerem e posso afirmar que as imagens presentes na sua página da internet são simplesmente a ponta de um iceberg. Há uns meses atrás no blog de Alec Soth, houve uma discussão sobre fotógrafos subestimados. Foi quando surgiu o nome do Stephen e o Alec foi ver o site do DiRado e posteriormente entrevistou-o. O Alec começou a entrevista com:

Até a semana passada eu não estava familiarizado com Stephen DiRado. Algumas pessoas referiram o seu nome no que diz respeito à discussão de fotógrafos subestimados. Fui ver o seu site e fiquei transtornado. Embora eu não tenha a pretensão de ter um conhecimento enciclopédico do meio, é inconcebível que o trabalho desta qualidade e consistência não tenha penetrado na minha consciência mais cedo. Serei eu de outro planeta ou é Stephen DiRado o fotógrafo mais subestimado na América? Passados quinze minutos de ver o seu site eu enviei um e-mail ao Stephen, na esperança de ele me responder a essa e outras perguntas a respeito de seu notável trabalho. Stephen respondeu com a mesma generosidade de espírito que você pode ver em seus quadros. 

Quer ver algumas fotos de nudez numa perspectiva mais fresca? Não deixe de visitar a página da internet de Stephen DiRado. 

http://www.stephendirado.com

Tradução livre casaisnudistas

Sem comentários:

Enviar um comentário